projeto: "aprender@ler"
Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos.
Quem lê adquire cultura, escreve melhor, tem mais sentido crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, entre muitas outras vantagens.
É muito importante ler e ter contato com obras literárias desde a infância. Torna-se particularmente importante nesta fase, em que as crianças iniciam o seu contacto com as letras e com a leitura.
O díficil, por vezes, é despertar nas crianças o interesse pelos livros, que têm de "competir" com a imensa panóplia de brinquedos e recursos tecnológicos que estão à sua disposição. É aqui que a família desempenha um papel importante. O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros. A leitura deve ser encarada como uma atividade agradável, divertida e não apenas como uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo.
Boas leituras!
Como estimular a leitura:
- Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho lhe parecer infantil demais. Cada criança tem um ritmo diferente e que deve ser respeitado.
- Respeite a escolha do seu filho. O que ele gosta de ler talvez não seja exatamente o que gostaria que ele lesse. Se o seu filho prefere ler livros de super-heróis em vez das clássicas fábulas, por exemplo, não se preocupe. É importante proporcionar-lhe leituras que vão de encontro às suas preferências.
- Nestas idades, as crianças gostam que lhes leiam uma história. Escolha uma hora calma e disfrutem em conjunto desse momento. Se em alternativa, o seu filho quiser, ele próprio, tentar ler, deve encorajá-lo, deixando que ele faça a sua autocorreção, no caso de errar.
- Os livros devem ser muito acessíveis para que haja sucesso na leitura e para que, a criança se sinta estimulada a continuar.
- Faça comentários positivos aos progressos do seu filho. O seu interesse irá certamente motivá-lo a continuar.